
Uma forte e pujante história
Hoje é dia para cumprimentar a comunidade de Herval pela passagem de seus 198 anos de elevação a Freguesia. O município Sentinela da Fronteira (foto) é um dos mais fortes na economia ligada ao agronegócio e às tradições do Rio Grande do Sul. Vice-prefeito e prefeito em exercício, Celso Vieira Silveira (PP), coordena os festejos em função das férias do prefeito Ildo Sallaberry (PP). Na programação desta quarta, a partir das 18h, ocorre o Desfile Festivo de Cavalarianos alusivo aos 198 anos e, a partir das 20h, show nativista de Ricardo Soares e Marcelo Morais, Etapa Herval Miss Integracion, Solenidade Oficial de Aniversário e show aberto com Tchê Barbaridade.
POSIÇÃO
Vereadora Cristina Oliveira (PDT) encaminha ao vereador Paulo Coitinho (Cidadania) o que denomina de elucidação à postagem feita em suas redes sociais sobre a não doação de gatos e cães pretos e brancos antes da sexta-feira 13. Indicou que seriam destinados à sacrifícios.
CURTO
Com a identificação de Gabinete Vereadora Cristina Oliveira e com data de 11 de janeiro de 2023, a pedetista diz nas duas primeiras linhas: “Em resposta aos questionamentos levantados a respeito de uma postagem realizada em minhas redes sociais no dia 5 de janeiro, elucido que: ...”
CURTO II
Afirma ela: “A publicação em questão refere-se a superstições. Em nenhum momento associamos os atos com qualquer religião que fosse. Respeitamos todas as crenças e entendemos a importância da luta contra a intolerância religiosa”.
BRONCA
Quatro entidades vinculadas ao Povo de Terreiro e Cultos Afro-Brasileiros não gostaram da postagem feita por Cristina Oliveira (PDT) e encaminharam documentos à Câmara pedindo sua retratação e ao Cartório de Registros Especializados em Crimes de Intolerância. Desdobramentos.
CHECK-IN
Encaminhado pedido de alguns números sobre os voos da Gol entre Pelotas e São Paulo (Guarulhos). Informado que, em um ano, foram 408 voos com disponibilização de 65 mil assentos. Índice de ocupação não é divulgado por ser considerado estratégico.
ESPERADO
Sem maiores problemas as votações e aprovações dos quatro projetos na pauta de ontem da Câmara. Vereadores do PSOL apresentaram argumentações contrárias. Os Projetos de Resolução 2/23, 3/23 e 4/23 tiveram 19 votos a favor e nenhum contra. O PR 1/23 foi aprovado por 14 x 5 votos.
TORTURA
Depois da identificação dos números 0303 para as indesejadas ligações das operadoras de telefonia e internet, já há outra burla. Agora, as ligações são feitas pelo prefixo 53 e 4026 como os primeiros dígitos. É feito o bloqueio e em seguida vem outro.
LAPSO
Discussão sobre a convocação das sessões extraordinárias para ontem, na Câmara de Pelotas. Vereadores do PSOL, Fernanda Miranda e Jurandir Silva, fazem questionamentos e críticas, em especial sobre a designação de extraordinária.
LAPSO II
Vereador Anderson Garcia (Podemos) critica as falas dos oposicionistas, afirmando serem sempre do contra. Encerra e o presidente Cesinha (PSB) arremata: “Obrigado, vereador Jurandir Silva”. Anderson ergue os dois braços e fala: “Não, não, não…”, para risos dos presentes. Cesinha pediu desculpas pela troca.
COBIÇA
Acirrada está a disputa entre petistas para assumirem cargos no Grupo Hospitalar Conceição. Da presidência, diretorias e coordenação de comissões. O pelotense Cláudio Oliveira (PL) foi diretor-presidente no governo federal passado e cumpriu de forma exemplar sua missão.
COBIÇA II
O Grupo Hospitalar Conceição, sediado em Porto Alegre e com várias unidades, tem o quarto maior orçamento do Rio Grande do Sul. Fica atrás do governo do Estado e das prefeituras de Porto Alegre e Caxias do Sul. Expectativa.
ENTENDA

Alexandre Garcia (foto) define sua saída do comando do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), em Porto Alegre. Terça pela manhã conversou com o prefeito Sebastião Melo (MDB). Garcia foi indicado pelo PTB e hoje está sem filiação partidária. Garcia fica no cargo até a nomeação de seu sucessor, e após entrará em período de férias com a família. Afirma não ter indicativo de atividade imediata, mas confirma ter recebido convite do governo do Espírito Santo, da iniciativa privada e até para continuar na Prefeitura de Porto Alegre, em outra função, mas com a condição de filiar-se a outro partido. Até prova em contrário, não está em seus planos retornar de imediato para Pelotas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário